Projeto Mais Arte na Biblioteca recebe exposição de esculturas até 04/03 na FCH

A Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC realiza a exposição A Leveza da Forma. A mostra, que apresenta esculturas do conceituado artista plástico e ex-aluno do curso de Psicologia da instituição, Alexandre AbreuValle, pode ser visitada até o dia 4 de março de 2011, na Biblioteca da FCH (rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro), de segunda a sexta, das 7h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 14h. A exposição faz parte do Projeto Mais Arte na Biblioteca e conta com a curadoria do professor Gladston Mamede.

“As esculturas de Alexandre AbreuValle namoram com a tradição mineira do aço cru, enferrujado, tradição essa que consagrou Amílcar de Castro, embora o corte seja diverso, sendo acrescentada a solda de peças, com resultado distinto. O artista, contudo, supera essa estética para evoluir para uma proposta ainda mais elaborada, na qual o peso do material dialoga com a leveza da forma. Mais do que isso, essas criações recebem o impacto das cores, sempre básicas e chapadas, recuperando a tradição de Franz Weissmann, porém, com traços próprios. São peças de uma poética do círculo e do arco, do risco e do ângulo, cheias de possibilidades para a “leitura” do espectador”, afirma Mamede.

Graduado em Psicologia pela Universidade FUMEC e em Design pelo INAP, o artista plástico Alexandre AbreuValle é vencedor do Prêmio Nacional Deca 1997 e do Troféu Brasileiro de Arte 2006. Com suas esculturas em aço e madeira, desenhos e pinturas, participou da Bienal de Londres – The Foudry Gallery em 2006, bem como de exposições em galerias e espaços de arte no Brasil e em alguns países europeus. Desde 2007 integra o acervo da Rainha Elizabeth II com a escultura “Minas Gerais”, exposta no Museu do Palácio de Buckingham, em Londres. Em 2008 recebeu a Comenda Oficial durante a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil pela escultura “Origami”, em exposição no Brasil e no Japão e, em 2009, passou a fazer parte do acervo permanente do Museu Casa dos Contos na cidade de Ouro Preto-MG.

Sobre pontocom
Este é mais um espaço de diálogo do curso de Comunicação Social da Universidade FUMEC. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece nos cursos de Publicidade e Jornalismo. Produções laboratoriais, avisos, dicas, convites e muito mais! Entre, comente e faça suas sugestões!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: